MMP 

Procedimentos

Você conhece a técnica da Microinfusão de Medicamentos na Pele? O MMP é um tratamento terapêutico que ajuda a solucionar diversos problemas de pele, unhas e cabelos. 

A técnica, que consiste na aplicação subcutânea de ativos (abaixo da derme), é uma alternativa às cirurgias plásticas e atinge resultados rápidos e eficazes. 

Quer entender mais sobre esse procedimento? Então vem descobrir todas as informações comigo. 

O que é MMP?

A Microfusão de Medicamentos na Pele (MMP) é uma forma de administração de medicamentos para tratamento de pele, cabelo e unhas – além de alterações estéticas, por meio de uma máquina de tatuagem. 

O grande diferencial do MMP é a possibilidade de tornar alguns tratamentos mais rápidos e eficientes, uma vez que os ativos penetram mais profundamente na pele. 

Quando um medicamento é ingerido de forma oral, ele passa por várias partes do nosso corpo e, com isso, os ativos não chegam em totalidade no local exato que deve ser tratado. 

As soluções em creme também não são 100% eficazes. Nossa pele é composta por muitas camadas que funcionam como defesa biológica e física para o organismo. Assim, quando medicamentos são aplicados sobre ela, a absorção acaba comprometida. 

Com a técnica do MMP, os ativos injetados costumam ser mais precisos e uniformes, chegando ao foco de ação facilmente. 

O procedimento pode ser usado para várias finalidades, e cada uma exigirá uma medicação específica. 

Em alguns casos, é necessário a mistura de diferentes medicações, e elas acontecem gradativamente começando com a solução de menor PH. 

Alguns problemas dermatológicos que podem ser tratados com o MMP, são: 

  • Calvície; 
  • Melasma; 
  • Psoríase; 
  • Psoríase nas unhas; 
  • Alopecia androgenética; 
  • Queda capilar; 
  • Sardas brancas; 
  • Cicatrizes, verrugas e quelóides.

Como funciona uma sessão de MMP?

A Microfusão de Medicamentos na Pele é um procedimento simples, mas sempre deve ser feito por um profissional habilitado – preferencialmente um dermatologista. O tratamento é rápido e simples, e muitas vezes não precisa de anestesia. 

A técnica pode gerar um desconforto, mas nada extremamente dolorido. A medicação é inserida por meio de um aparelho de microagulhas, que desliza sobre a pele. A velocidade e a profundidade são controladas pelo médico aplicador. 

O aparelho é pequeno, mas existem diferentes modelos de ponteiras agulhadas (com maior ou menor número de agulhas). Dependendo da área a ser tratada, o médico acopla o número de agulhas mais indicado. 

O objetivo do procedimento é causar pequenas lesões que vão aumentar a circulação e, consequentemente, estimular o organismo, seja para regeneração da pele ou crescimento capilar. 

MMP capilar

A calvície hereditária atinge tanto homens quanto mulheres e pode ser um grande motivo para a baixa autoestima. A queda capilar, quando acontece de forma natural, é motivada por questões genéticas e hormonais. 

Nesses casos, a técnica de MMP capilar é uma alternativa eficaz para quem não quer submeter-se a cirurgias. Apesar disso, um tratamento não precisa anular o outro: em estados avançados, o MMP também pode ser associado ao procedimento cirúrgico. 

Durante as sessões, a técnica causa microtraumatismos no couro cabelo que ativam a circulação local, assim os fios tendem a crescer mais rápido e diminuir o processo de queda. 

Para que os resultados sejam perceptíveis, a sua pele precisa absorver os componentes do medicamento (e isso pode levar alguns meses). Na maior parte dos quadros, são indicadas de quatro a seis sessões, uma vez ao mês.

MMP para melasma

O MMP também é procurado por pessoas que desejam eliminar diversos tipos de manchas na pele, em especial o melasma e as manchas brancas. O processo é idêntico ao tratamento em outras áreas do corpo. Sendo, o ativo, a grande diferença. 

Para esse tipo de procedimento, os medicamentos utilizados servem para estimular a pigmentação natural da pele. A resposta ao tratamento, nesses casos, é rápida: em torno de duas semanas após o início do procedimento, os resultados aparecem. 

Além disso, a Microfusão de Medicamentos na Pele também oferece outras vantagens, como melhora da qualidade e brilho da pele. 

Quais as vantagens desse tratamento?

A principal vantagem de realizar o MMP é garantir que as medicações aplicadas vão agir  diretamente no local desejado. Seja na pele ou couro cabeludo, ao injetar os ativos, os riscos de sofrer com os efeitos colaterais diminuem drasticamente, se comparado com remédios de via oral. 

Vale salientar que, caso você seja alérgico ou apresente contraindicação ao uso de alguma  medicação, ela também não deve ser usada por MMP. Pois por mais que a absorção por outros órgãos seja menor, ainda pode ocorrer. 

Outro ponto positivo desse tratamento é a possibilidade de conseguir injetar a quantidade ideal do produto direto na pele, sem receio de que uma parte do medicamento não seja absorvida (em caso de medicamentos em creme, por exemplo). 

A perfuração com agulhas também traz a vantagem dos estímulos. Como dito, as pequenas lesões ajudam na produção de substâncias chamadas de fatores de crescimento. Isso quer dizer que, em quadros de alopecias, o MMP favorece o crescimento de novos fios. Assim como a regeneração da pele nos tratamentos faciais.

Contra indicações da MMP

Assim como todo tratamento estético, a técnica de Microfusão de Medicamentos na Pele também necessita de atenção. No geral, o procedimento não é proibido para ninguém, mas uma possível intolerância ao medicamento usado deve ser identificado. 

Para isso, o ideal é agendar uma consulta com um dermatologista para realizar o diagnóstico individual. Além de auxiliá-lo na escolha do procedimento, seu médico irá investigar a causa do problema. 

Em quadros de queda de cabelo, por exemplo, os motivos são variados: origem genética, déficit de vitaminas, doenças autoimunes, pós-parto, entre outros. E são as avaliações com o dermatologista e os exames laboratoriais que auxiliarão no diagnóstico. 

O MMP é uma das técnicas mais relevantes nos últimos anos para tratamento capilar e de pele. E pode, inclusive, reverter quadros graves. Então, não perca tempo! Se você sofre com algum dos casos apresentados acima, marque uma primeira consulta. Será um prazer bater um papo e descobrir como posso ajudá-lo.

Fábio Gontijo - Doctoralia.com.br

CNPJ: 25.188.672/0001-01

Todos os direitos reservados a Clínica Fábio Gontijo. Desenvolvido por Agência Salt.