A calvície masculina pode ser causada por uma alteração genética herdada de uma substância de ocorrência natural chamada DHT.
Estudos já realizados em fios de cabelos de couros cabeludos calvos e não-calvos mostraram que, com a calvície de padrão masculino, os níveis de 5-alfa-redutase e DHT no couro cabeludo são consideravelmente altos.
A 5-alfa-redutase é importante na formação de DHT e, consequentemente, níveis elevados de DHT estão associados com calvície masculina.
E quando começa?
A idade em que a calvície inicia e a velocidade do processo é definida pela quantidade de genes herdados dos familiares do lado paterno, materno ou ambos.
Sinais de Calvície
Ela inicia geralmente com o afinamento, encurtamento, rarefação e despigmentação gradativa dos cabelos nas regiões fronto-temporais da cabeça. Tudo isso aumenta com o tempo e evolui para a atrofia e morte dos folículos capilares, porém, as áreas laterais e posteriores já que são imunes à ação do DHT permanecem não afetadas.
Alternativas de tratamento
Existem vários tipos de tratamento que podem ser usados para amenizar e até mesmo controlar a calvície masculina. Para isso, é preciso uma análise minuciosa do caso do paciente para que ele e o médico dermatologista decidam, juntos, qual será a melhor alternativa para o caso.
Quer saber qual seria a sua? Agende uma consulta conosco.