GUIA COMPLETO DA HARMONIZAÇÃO FACIAL: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE REALIZAR O PROCEDIMENTO 

A harmonização facial são várias técnicas minimamente invasivas com intuito de melhorar a simetria e a harmonia do rosto. 

Durante a consulta, o médico leva em consideração além da idade e biotipo do paciente, quais as imperfeições que causam incômodo e o ele deseja mudar ou aprimorar. 

Um rosto harmônico, com simetria, é considerado belo desde a Grécia antiga, por pensadores como Aristóteles e Platão. Note que as estátuas antigas apresentam traços bem definidos com equilíbrio entre o lado esquerdo e direito do corpo. 

E por isso mesmo o padrão de beleza, considerado pela maioria das pessoas, é o que apresenta lados simétricos. E aqui não estamos falando somente de pessoas, mas também de monumentos como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, o Taj Mahal, na Índia e as Muralhas da China que são classificados como as maravilhas do mundo. 

Seguindo esses exemplos, temos também famosos que se destacam pela simetria do rosto como Audrey Hepburn, Lupita Nyong’o, Scarlett Johansson, Marilyn Monroe, Taís Araújo e Carolina Dieckmann, mulheres lindas e referência de beleza. 

Isso significa que quanto mais perto do harmônico e simétrico, mais chances de um rosto ser considerado bonito. E aí que a harmonização facial entra. 

 

Indicações da Harmonização Facial

Como já falei anteriormente, a harmonização facial são várias técnicas, que podem ser realizadas em consultórios, para melhorar o aspecto estético do rosto. Ela é indicada para corrigir pequenas imperfeições ou destacar a beleza de cada um, de um jeito simples, rápido e bem mais acessível que uma cirurgia plástica. 

A harmonização facial é um método excelente para reduzir olheiras e rugas de expressão, elevar os supercílios, definir ou reduzir as maçãs do rosto, melhorar o contorno ou dar volume aos lábios, alongar o queixo e a mandíbula, modelar o nariz, etc. 

Harmonização Facial: combinação de técnicas dermatológicas 

Uma combinação de técnicas é utilizada para melhorar o aspecto do rosto e potencializar os resultados desejados durante a harmonização facial. O dermatologista pode combinar um ou mais tratamentos em busca da simetria desejada. Lembrando que todo tratamento é individualizado e definido por médico e paciente durante a consulta. Confira agora os principais procedimentos utilizados no tratamento: 

  1. preenchimento com ácido hialurônico;
  2. aplicação de toxina botulínica;
  3. bioestimuladores
  4. fios de sustentação.

Preenchimento com Ácido Hialurônico

Esse produto é o padrão ouro quando se fala em preenchimento estético, pois ele é biocompatível e absorvido pelo nosso organismo com o passar do tempo. O ácido hialurônico promove a retenção de água no local, trazendo uma hidratação imediata e restaurando o volume perdido. 

O ácido hialurônico pode ser utilizado na dermatologia para: 

  • preencher sulcos e rugas;
  • promover o volume da região;
  • redefinir os contornos faciais;
  • hidratar a pele. 

Apesar de ser um dos principais tratamentos para modificar o aspecto do rosto e definir volume, é preciso ter cautela, bom senso e procurar profissionais capacitados para a realização dos procedimentos. 

Isso porque, somente um médico especializado vai respeitar as características individuais de cada paciente para que ele conquiste a beleza e harmonia desejada, preservando os aspectos naturais do rosto. O profissional também vai orientar o paciente quanto a busca de padrões de beleza pré-estabelecidos e que podem não ser a melhor opção para o seu caso. 

Os pacientes, muitas vezes, querem modificações profundas na face e desejam aplicar  uma quantidade exagerada de ácido hialurônico, promovendo resultados artificiais e nada harmônicos. Neste caso é dever do médico informar ao paciente as consequências do procedimento e até mesmo se recusar a fazê-lo. 

Portanto, lembre-se: o preenchimento facial é baseado em ciência, mas também é necessário critério e bom senso. 

 

10  Principais Utilizações do Ácido Hialurônico na Harmonização Facial

  • Preenchimento das Têmporas

Com o envelhecimento, as têmporas, região do rosto localizada do final da sobrancelha até a lateral do couro cabeludo, acabam ficando mais caídas, causando um aspecto envelhecido e até um olhar “mais triste”. O procedimento nesta região eleva o olhar, ameniza as rugas e devolve um aspecto mais jovem ao rosto.

  • Rinomodelação

O nariz é a moldura do rosto. Através da aplicação de ácido hialurônico no local é possível  corrigir sutilmente pequenas imperfeições, disfarçar  o osso adunco do nariz e deixá-lo mais “arrebitado”. No geral, a rinomodelação atende com sucesso boa parte dos pacientes que têm alguma queixa em relação ao nariz, mas correções maiores são realizadas através de cirurgia plástica. 

Quer saber mais sobre a rinomodelação? Clique aqui.

  • Elevação dos Supercílios 

Com o passar dos anos a lei da gravidade age de forma implacável e a tendência é que os supercílios se desloquem para baixo. Apesar de homens e mulheres terem posições diferentes  dos supercílios, o preenchimento traz bons resultados em ambos os casos. 

Nas mulheres, a queda especialmente é mais sentida, pois traz um olhar de desânimo e cansaço constante e a reposição de volume ajuda a melhorar a harmonia na região e “subir” o olhar. Para melhores resultados pode-se utilizar a toxina botulínica e os fios de sustentação. 

  • Olheiras

Ao contrário do que muita gente pensa, existem vários tipos de olheiras. Algumas são causadas por excesso de pigmentos, outras pelo aumento dos vasos sanguíneos ou ainda pela perda de volume no canal lacrimal. Neste último caso, a aplicação de ácido hialurônico  melhora a estrutura da região, amenizando o problema. 

Se as olheiras são um problema para você, acesse o post que fiz exclusivamente sobre elas:   

OLHEIRAS: COMO SE LIVRAR DELAS?

  • Preenchimento das Maçãs do Rosto (malar) 

Com a idade, o rosto passa por um reposicionamento ósseo e também com a perda de gordura, especialmente  nas maçãs do rosto, que perdem volume. Para devolver o volume à região, o preenchimento é o tratamento mais indicado, melhorando o contorno perdido. Outro benefício do preenchimento malar é que à medida que as maçãs do rosto sobem, o famoso bigode chinês ou sulco nasogeniano, é atenuado.   

Para ler o guia completo do preenchimento malar, clique aqui

  • Bigode Chinês (sulco nasogeniano)

O bigode chinês traz ao rosto aquele efeito de bulldog, deixando a pele ao lado dos lábios côncava. Como eu disse anteriormente a aplicação de ácido hialurônico nas maçãs do rosto já ajuda a corrigir o problema, Para potencializar os resultados, a aplicação também pode ser estendida a essas ruguinhas que tanto incomodam. 

Além do tratamento com ácido hialurônico outros tratamentos podem ser indicados. Leia mais em: 

AFINAL, O QUE É O BIGODE CHINÊS, E COMO SE LIVRAR DELE?

  • Ruga da Marionete (sulco labiomentoniano)

As linhas de marionete ou sulco labiomentoniano são consideradas a extensão do bigode chinês deixando o rosto com aparência de triste. Com o preenchimento é possível elevar os cantos da boca, devolvendo um sorriso mais jovem. 

  • Preenchimento Labial 

Que mulher nunca sonhou com lábios volumosos como os da Angelina Jolie? O preenchimento labial pode ajudar quem tem lábios finos ou que estão perdendo volume. Com ele é possível definir o contorno e produzir mais volume aos lábios. Mas como já falei aqui e sempre repito as minhas pacientes: o objetivo do procedimento é garantir harmonia ao rosto, respeitando os traços, amenizando os defeitos e trazendo mais beleza ao paciente. 

Se você ainda tem dúvidas não deixe de ler o texto: 

PREENCHIMENTO LABIAL: O QUE É E COMO FUNCIONA?

  • Preenchimento do Queixo

Um dos pontos que mais chama a atenção na face é o queixo e quando ele está bem estruturado e posicionado demonstra força, segurança e masculinidade, no caso dos homens. Por isso suas proporções devem estar adequadas a cada estilo de rosto. 

O preenchimento do queixo é capaz de alinhá-lo a mandíbula e corrigir imperfeições. 

  • Contorno Mandibular 

O contorno da mandíbula é outra parte do rosto que costuma sofrer alterações ao longo dos anos e é comum a redução de volume na região. 

Essa é uma queixa comum nos homens, que procuram o preenchimento mandibular como uma forma melhorar a angulação e alongar a mandíbula, deixando o rosto mais imponente e masculo. 

Além do preenchimento mandibular com ácido hialurônico, podem ser utilizados fios de sustentação e o tratamentos de combate a flacidez, como o ultrafomer. 

Quer saber o que o preenchimento mandibular pode fazer pelo seu rosto? Leia o texto completo em: 

PREENCHIMENTO MANDIBULAR: DEFININDO AS LINHAS DO SEU ROSTO.

 

Toxina Botulínica

Um dos procedimentos queridinhos no consultório de todo dermatologista é a aplicação de toxina botulínica, pois ela é capaz de suavizar as linhas de expressão e as rugas. Isso porque a toxina atua como uma espécie de bloqueador neuromuscular, inibindo a contração muscular completa ou parcialmente.

Os resultados podem ser vistos entre 5 a 7 dias após o procedimento e tem duração de até seis meses. Por ser um tratamento preventivo, o ideal é não deixar que as rugas apareçam para se começar a fazer a aplicação da toxina botulínica. 

Toxina Botulínica e Harmonização Facial: aliadas em busca do rosto perfeito

Por ser bem versátil, a toxina botulínica pode ser utilizada em diversos procedimentos durante a harmonização facial. Confira alguns deles. 

  • Melhorar os sulcos entre as sobrancelhas: essas ruguinhas são causadas devido a contração dos músculos da glabela e prócerus. A toxina botulínica é usada para paralisar os músculos dessa região. No entanto, quando as marcas são muito profundas podemos aliar outras técnicas como o agulhamento ou a aplicação de ácido hialurônico. 
  • Promover a elevação dos supercílios: a ptose é a queda da pele que reveste os nossos olhos, deixando o rosto com aspecto preocupado ou cansado. Para prevenir a ptose, a toxina botulínica é aplicada na região da glabela com intuito de subir o olhar. 
  • Prevenir e suavizar rugas na testa e ao redor dos olhos: a toxina é uma excelente aliada no tratamento e prevenção das rugas de expressão. Porém sua aplicação deve ser realizada em pontos específicos e previamente planejados para que o paciente obtenha os resultados desejados. A aplicação excessiva ou em pontos errados pode piorar o problema. 
  • Suavizar rugas no nariz: é comum em algumas pessoas quando sorriem que apareçam linhas em torno do nariz. Nesses casos a toxina pode ser aplicada de cada lado das narinas para bloquear essas linhas.

Mas, mais uma vez fica o alerta. Se a quantidade de toxina botulínica for aplicada excessivamente pode alterar de forma negativa o sorriso. 

  • Corrigir o sorriso gengival: o sorriso gengival acontece quando ao sorrir, a gengiva fica excessivamente exposta. A toxina botulínica pode então ser aplicada, em pequenas quantidades, para elevar o lábio, disfarçando o problema. 
  • Melhorar as chamadas rugas “acordeão ou face arranhada”: são aquelas rugas verticais provocadas pelo fotoenvelhecimento. Podem também ser chamadas de código de barras e vão da pálpebra até o pescoço. Recomenda-se a aplicação da toxina botulínica em microdoses em toda a região para reduzir as marcas. 
  • Atenuar a papada: quando aplicada no pescoço, também em micro-doses, a toxina botulínica promove o efeito lifting, disfarçando a queda da pele na região e melhorando o contorno da região. 

Para saber tudo sobre a toxina botulínica, acesse um post que preparei especialmente sobre o assunto: 

TOXINA BOTULÍNICA: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O ASSUNTO.

Fios de Sustentação 

Com o envelhecimento a nossa pele vai perdendo naturalmente a firmeza e elasticidade. E os fios de sustentação podem ser uma boa alternativa para devolver a vivacidade da pele. Eles são feitos com colágeno e bioestimuladores e são aplicados no tratamento da flacidez e rugas do rosto e pescoço, promovendo o lifting do local. 

Como é composto por elementos biodegradáveis, com o passar do tempo os fios de sustentação são absorvidos pelo corpo. Pode ser aplicado em pessoas que apresentam flacidez de leve a moderada e que não desejam passar pelo procedimento cirúrgico. 

Aqui na minha clínica, em Belo Horizonte, eu costumo utilizar os fios de sutura SilhouetteⓇ, pois eles são produzidos em polilático, uma substância que realmente estimula a produção de colágeno. Portanto, além da melhora imediata do local tratado, fibras de colágeno são produzidas no trajeto do fio, fazendo com que o resultado final seja estendido por até 24 meses. 

Outra vantagem é que o procedimento pode ser feito no próprio consultório, de maneira rápida e indolor. 

Quatro indicações dos fios de sustentação na harmonização facial

  • Tratar a Ptose do Supercílio 

Antigamente a única solução para corrigir a ptose ou pálpebra caída era a cirurgia plástica para retirar o excesso de pele. 

Hoje, além da toxina botulínica e dos preenchedores, os fios de sustentação são usados para elevar a pálpebra, melhorando o problema.  

  • Elevar as maçãs do rosto

As bochechas são bastante afetadas pela flacidez e envelhecimento da pele. O implante dos fios de sutura elevam as maçãs do rosto e melhoram o bigode chinês. 

  • Definir o contorno mandibular 

Quando aplicados no terço inferior da face os fios de sustentação melhoram o contorno mandibular e do queixo. 

  • Melhorar a flacidez no pescoço

Quando os fios são implantados no pescoço promovem o efeito lifting e estimulam a produção de colágeno, devolvendo a firmeza e textura da pele. 

Bioestimuladores de Colágeno

A partir de certa idade vamos perdendo o colágeno do nosso corpo e esse é um dos fatores principais para a flacidez da pele. Os bioestimuladores são substâncias injetadas nas camadas mais profundas da nossa pele, capazes de estimular a produção natural de colágeno. 

Entre quatro e seis semanas após a primeira aplicação já é possível ver os resultados que continuam a aparecer em até seis meses. São recomendadas entre uma e três sessões, com intervalo de 30 dias entre elas. Depois, o paciente pode fazer uma manutenção anual.

Como os bioestimuladores podem ser usados durante a harmonização facial?

  • Restaurar o volume do rosto; 
  • Tratar o bigode chinês e a queda da ponta do nariz;
  • Melhorar o contorno da mandíbula;
  • Promover a formação de colágeno na pele. 

Outros Tratamentos

Além dos procedimentos para reestruturação da face que falamos até aqui, outros tratamentos podem ser associados para tratamento da pele. 

A pele do nosso rosto está constantemente exposta ao sol, poluição, radiação ultravioleta, radicais livres e ao próprio envelhecimento. Por isso é importante também cuidar da pele do nosso rosto com muito carinho. 

Existem no mercado centenas de tratamentos que prometem melhorar a qualidade da pele, mas listei apenas alguns que utilizo e tem resultados comprovados, como: 

  • Ultra FormerⓇ: trata a flacidez no rosto e pescoço; 
  • DermarollerⓇ: microagulhamento que ameniza rugas e cicatrizes, além de disfarçar os poros abertos e as manchas na pele.
  • Peeling químico: melhora manchas e as cicatrizes causadas pelas acnes.
  •  Skinboosters:  promove a hidratação profunda da pele. 
  • Laser: tratam manchas, melasma, rugas, vasinhos, estrias, flacidez e gordura localizada. São vários tipos de laser para tratar problemas específicos, que tratam a pele e chegam a remover pelos e tatuagens. 

Quer dizer que esse é o fim da Cirurgia Plástica?

A verdade é que as técnicas de harmonização são uma excelente alternativa à cirurgia plástica, mas não significa que uma substitui a outra. 

A harmonização facial, no entanto, pode fazer com que procedimentos cirúrgicos sejam adiados, uma vez que as técnicas utilizadas trazem resultados rápidos, previnem a formação de marcas do envelhecimento e trazem resultados naturais.

Outras vantagens da harmonização facial são:

  • procedimentos realizados em consultório com anestesia local;
  • métodos pouco invasivos;
  • anestesia local;
  • retorno imediato as atividade cotidianas;
  • tratamentos reversíveis; 

Porém, em alguns casos, a indicação da cirurgia plástica pode beneficiar o paciente e a harmonização complementar o tratamento, melhorando os resultados e promovendo o rejuvenescimento. 

Apesar de todas essas vantagens e benefícios que citei sobre a harmonização facial,  ela deve ser encarada como um procedimento médico e portanto requer cuidados que começam com a escolha de um médico experiente e de confiança. É importante também que os produtos utilizados sejam de qualidade, por isso fique atento a essas promoções que você vê por aí. Outra dica é evitar os exageros, mas um profissional qualificado irá te orientar neste sentido. 

E lembre-se sempre: a harmonização facial é para valorizar sua beleza natural e não para criar um padrão de beleza imposto pela sociedade! 

E como eu sempre digo, não busque apenas beleza, busque a sua beleza! 

Fábio Gontijo - Doctoralia.com.br

CNPJ: 25.188.672/0001-01

Todos os direitos reservados a Clínica Fábio Gontijo. Desenvolvido por Agência Salt.