Com o passar do anos, a região das maçãs do rosto perde volume. O envelhecimento reposiciona a gordura facial e promove o remodelamento ósseo. Para combater esse desgaste, existe um procedimento na dermatologia estética: o preenchimento malar.
Portanto, o blogpost de hoje tem o objetivo de responder as dúvidas mais frequentes sobre esse procedimento. Você descobrirá o que é preenchimento malar, como é feita a técnica, quando é possível ver o resultado, as indicações e contraindicações. Confira!
O preenchimento malar ou preenchimento das maçãs do rosto é um procedimento estético. É realizado no consultório médico, demora cerca de 15 minutos e deve ser executado por um médico dermatologista.
A região malar é a primeira a sofrer os efeitos da gravidade e do tempo. O envelhecimento provoca a reabsorção óssea e a perda da gordura facial ocasionando a flacidez.
Diante disso, o preenchimento tem o propósito de devolver o volume perdido nessa área, corrigindo as imperfeições e remodelando o terço médio da face.
O material utilizado na técnica é o ácido hialurônico, a opção mais segura por ser biocompatível, pois é uma substância produzida naturalmente pelo corpo humano.
O ácido hialurônico têm uma grande durabilidade na pele, mas não é definitivo. O organismo não o rejeita, mesmo que a versão introduzida no procedimento seja sintética.
Portanto, trata-se de uma técnica segura, quando executada por um dermatologista capacitado. Com o uso da anestesia, o procedimento é praticamente indolor e oferece um resultado natural quando bem executado.
O preenchimento malar tem a duração prevista de 2 anos. Não há a necessidade de internação hospitalar. O paciente pode retomar sua rotina logo após o término do procedimento.
Inicialmente, faz-se a marcação do terço médio da face, de modo a delimitar a região onde o ácido hialurônico será introduzido.
Em seguida, a pomada anestésica é aplicada, promovendo conforto e segurança ao paciente ao longo do processo.
Quanto maior a flacidez, maior será a quantidade de produto utilizada. Não é necessário fazer nenhum preparo antes de se submeter ao preenchimento.
Entretanto, alguns cuidados devem ser seguidos após o procedimento, como utilizar protetor solar, não fazer uso de maquiagem nas próximas 24 horas, evitar calor no local, evitar saunas, spas e exercícios de alta intensidade.
Logo após o procedimento já é possível conferir as mudanças. O resultado definitivo pode ser visto em um mês. A ocorrência de hematomas no local é possível, mas pouco frequente.
Lembrando que os resultados são mais discretos dos que o de uma cirurgia plástica, por se tratar de um procedimento mais simples, que visa corrigir pequenas deformidades. A anatomia das maçãs não é alterada e nem transformada drasticamente.
Dessa forma, o preenchimento malar é uma alternativa rápida, segura e pouco dolorida, perfeita para pequenas e significativas correções.
É recomendado para pacientes que necessitam de reposição volumétrica, como os de faces alongadas, emagrecidas e de pouca flacidez. Também para pacientes que desejam ou necessitem harmonizar a face.
Quaisquer pacientes que apresentem algum tipo de insatisfação estética e que não se sintam preparados para intervenção cirúrgica podem se submeter a prévia avaliação médica.
O procedimento é contraindicado para pessoas alérgicas ao ácido hialurônico e também para pacientes com doenças crônicas autoimunes, como lúpus, por exemplo.
Bem como os demais preenchimentos, o preenchimento malar contribui para a harmonização facial, corrige imperfeições e traz destaque e equilíbrio para a região das maçãs.
Contudo, para que bons resultados sejam alcançados, é importante que o procedimento seja realizado por um médico qualificado!
Portanto, tenha cautela ao selecionar um profissional, investigue a qualidade da formação, o currículo, se o médico em questão está capacitado para executar o cargo, se está afiliado aos órgãos da área como a SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) e procure depoimentos de pessoas que já são ou foram pacientes!
O domínio das estruturas anatômicas e proporções faciais, é deveras complexa, não é qualquer profissional que está preparado(a) e disposto a assumir essa grande responsabilidade. Portanto, preze sempre por sua segurança e saúde!
Espero que o conteúdo tenha sido útil, tirado suas dúvidas e que agora você se sinta mais confiante para decidir sobre o preenchimento malar.
Qualquer dúvida a respeito, deixe aqui nos comentários. Conte-me se você já fez esse tipo de preenchimento, se tem interesse em fazer ou qual outro procedimento estético já fez ou tem curiosidade!
Abraços!
Veja também: Preenchimento de mento
Saiba mais: Procedimentos estéticos
Gostou? Tem mais novidades aqui: Instagram + Facebook
Cuide da saúde e beleza da sua pele, com a segurança e qualidade que você merece!
CNPJ: 25.188.672/0001-01
Todos os direitos reservados a Clínica Fábio Gontijo. Desenvolvido por Agência Salt.