Estrias são sulcos ou linhas inofensivas que aparecem na pele. Elas podem ser rosadas ou da cor da pele, deprimidas ou discretamente elevadas na fase inicial, brancas quando tardias e com espessura e/ou largura variáveis.
As áreas mais afetadas são:
- abdômen;
- costas;
- peitos;
- ancas;
- nádegas;
- coxas.
Elas não são fisicamente perigosas, mas podem causar problemas de autoestima por serem muito visíveis.
Causas
Não se sabe a causa, mas, geralmente, aparecem após a distensão excessiva ou abrupta da pele (crescimento rápido, engordar rapidamente, gestação etc). Esse processo desencadeia uma inflamação e, depois, o rompimento das fibras elásticas e colágenas.
As estrias podem ocorrer em situações tais como: crescimento, aumento excessivo dos músculos por exercícios físicos exagerados, colocação de expansores sob a pele ou próteses (de mamas por exemplo), gravidez, obesidade, uso prolongado de corticosteróides tópicos, orais ou injetáveis, e anorexia nervosa.
Tratamentos
A cura das estrias representa um desafio e os resultados nem sempre são satisfatórios. O ideal é que seja realizado logo que elas aparecem, na fase em que são recentes e rosadas.
Os tratamentos conhecidos podem ser feitos de forma isolada, ou em associações:
- Ácido retinóico em creme e em concentração elevada (pode causar irritação da pele e, por isso, precisa de acompanhamento por dermatologista);
- Luz Intensa Pulsada;
- Microagulhamento;
- Laser de CO2 Fracionado.
Para saber qual é o melhor tratamento para você, agende uma avaliação conosco.