Você sabia que um sorriso atraente e estético depende de uma adequada proporção entre dentes, gengiva e lábio? Ao sorrir, o lábio superior deve mostrar em torno de três milímetros de gengiva. Uma exposição maior que isso é conhecida como sorriso gengival.
Para algumas pessoas, essa condição representa uma desordem estética muito grande, chegando a prejudicar a autoestima do paciente.
Causas e fatores de risco
A prevalência nas mulheres é cerca de duas vezes maior que em homens.
Além disso, as causas podem estar relacionadas a fatores musculares, esqueléticos, gengivo dentais ou ainda uma combinação entre eles.
Tratamentos
São alguns deles:
- Ortodontia: uso de aparelhos que, ao intervirem na estrutura de dentes, podem corrigir suas posições e, assim, diminuir a exposição da gengiva.
- Toxina botulínica: é o menos invasivo. Relaxa a musculatura do rosto, impedindo que os lábios superiores subam muito durante a fala e/ou movimentos gerais da boca, mostrando menos a gengiva.
- Cirurgias: existem ainda procedimentos que podem remover o excesso de gengiva (Gengivoplastia), mover o maxilar (Cirurgia ortognática) ou remover uma parte da mucosa localizada acima da gengiva (Cirurgia de Reposicionamento Labial).
Para saber qual é o melhor tratamento para você, agende uma avaliação!