Toxina botulínica: 5 indicações desse tratamento que você não conhecia

Que a toxina botulínica é uma das soluções mais procuradas por quem deseja amenizar as rugas e linhas de expressão, nós já sabemos. É por isso, inclusive, que hoje venho com uma proposta diferente. Afinal, será que você realmente sabe o que mais essa substância pode fazer pela sua beleza?

Bem… para descobrir outras 5 indicações para esse tratamento que não focam, exatamente, na diminuição dos “sinais da idade”, renove seu café, procure por uma posição confortável e venha comigo!

1. Levantamento da ponta do nariz

Uma das formas de se evitar a rinoplastia (uma cirurgia moderadamente complexa) e, ainda assim, elevar a ponta nasal (deixando o nariz mais “arrebitado” e atraente), é a aplicação de toxina botulínica.

O músculo depressor do septo e da asa do nariz atua naturalmente como uma espécie de âncora para o nariz, puxando-o para baixo. A toxina botulínica é, então, injetada e direcionada a esse músculo, reduzindo a sua atividade e permitindo que a ponta nasal se levante.

O procedimento é bastante tranquilo e conta com anestesia tópica para maior conforto do paciente. O resultado costuma durar cerca de 4 a 6 meses.

2. Prevenção da Boca Triste (queda dos cantos dos lábios)

O efeito Boca Triste acontece quando o músculo que mantém os cantos dos lábios voltados para baixo (músculo depressor do ângulo da boca) permanece contraído. Isso pode acontecer de um, ou de ambos os lados.

Para resolver esse quadro, uma pequena dose de toxina botulínica pode ser aplicada neste músculo, limitando sua contração e permitindo que o canto da boca se levante com mais facilidade.

Esse procedimento é especialmente recomendado a pessoas cujos cantos da boca apontam naturalmente para baixo quando estão em repouso, ou quando não sobem facilmente, mesmo durante um sorriso.

Os resultados costumam ser notados cerca de 15 dias após o tratamento, e geralmente duram de 4 a 6 meses. Para quem deseja uma modificação “semipermanente”, a indicação é fazer as aplicações em intervalos de 4 em 4 meses.

3. Correção de queixo celulítico

Ter rugas ou depressões no queixo e seus arredores é completamente normal e faz parte do processo de envelhecimento da nossa pele. A boa notícia é que, como esses sinais da idade costumam ser bastante finos e superficiais nessa região, a toxina botulínica atua tranquilamente na correção destes.

O tratamento visa, basicamente, interromper alguns movimentos indesejados do queixo, deixando os seus músculos ligeiramente mais fracos. Normalmente, as aplicações são feitas em dois pontos do queixo, promovendo um resultado natural e satisfatório.

Os efeitos das injeções começam a ser notados gradualmente, ao longo da segunda semana após a sessão. Os resultados costumam durar cerca de 3 a 4 meses.

4. Emagrecimento e contorno do rosto?

Além de suavizar as rugas, a toxina botulínica pode ser usada para emagrecer e contornar o rosto. O especialista consegue esse efeito quando alvejando os músculos masseter, localizados na parte posterior da mandíbula.

A função dessas estruturas é viabilizar a mastigação, assim como qualquer outro movimento que utiliza a mandíbula.

A aplicação da toxina botulínica vem, então, para reduzir a atividade desses músculos e suavizar o contorno facial. O procedimento é simples e rápido, e os resultados costumam ser notados já no primeiro mês após o procedimento. O visual, por fim, pode se manter por até 8 meses.

5. Correção de sorriso gengival

Um sorriso gengival é aquele que, quando a pessoa sorri, o lábio superior se eleva para “além da conta”, mostrando grande parte da gengiva. Sendo assim, não é mistério algum a forma como a toxina botulínica pode corrigir esse efeito, não é mesmo?

O especialista, neste caso, injeta o produto na região entre o nariz e a boca, relaxando os músculos dessa área e limitando a elevação do lábio superior, promovendo ao paciente um sorriso natural e mais atraente.

O procedimento é minimamente invasivo, incrivelmente eficaz e seus resultados geralmente duram de 3 a 4 meses. No entanto, descobriu-se que, quanto mais esse tratamento é repetido, maior é a pausa entre uma sessão e outra.

No mais…

A toxina botulínica é uma alternativa extremamente eficaz, segura e versátil. No entanto, para colher todos os benefícios que ela oferece, é preciso escolher um profissional capacitado, habilidoso e de confiança para esse tipo de tratamento. Afinal, é da sua autoestima que estamos falando.

E se você por acaso quiser entender mais sobre esse assunto, ou ainda não sabe qual procedimento escolher para corrigir os detalhes em seu rosto que te incomodam, marque uma consulta comigo. Juntos, chegaremos à melhor solução para o seu caso!

Fábio Gontijo - Doctoralia.com.br

CNPJ: 25.188.672/0001-01

Todos os direitos reservados a Clínica Fábio Gontijo. Desenvolvido por Agência Salt.