Rinomodelação: Saiba tudo! O que é, como é feito, tempo de duração, resultados, indicações e contraindicações!

O nariz é uma das partes do corpo que mais geram insatisfação. Seja por seu tamanho, formato ou possíveis assimetrias. A boa notícia é que muitos desses descontentamentos podem ser resolvidos sem apelar para a cirurgia plástica! Como? Através de uma técnica denominada rinomodelação!

O blogpost de hoje tem o objetivo de responder as dúvidas mais frequentes sobre esse procedimento: você descobrirá o que é rinomodelação, como é feita a técnica, quando é possível conferir o resultado, tempo de duração, as indicações e contraindicações. Confira!

O QUE É

A rinomodelação é um procedimento estético realizado no consultório do médico dermatologista e demora cerca de 15 minutos.

É uma ótima alternativa à cirurgia plástica, podendo inclusive ser uma etapa complementar da mesma. Consiste em um preenchimento com ácido hialurônico na área do nariz, afim de harmonizar a região com o restante da face.

O objetivo é corrigir pequenas imperfeições, assimetrias, depressões e tortuosidades no dorso do nariz, tornando-o mais reto e uniforme. Também existe a possibilidade de diminuir e afinar as narinas e elevar a ponta nasal, deixando o nariz mais empinado.

A rinomodelação ocorre através da aplicação do ácido hialurônico, uma substância que já é naturalmente produzida pelo corpo humano.

Para esse preenchimento, o ácido hialurônico apresenta um aspecto mais viscoso e elástico, para garantir uma maior durabilidade e eficácia no resultado final. Mesmo o ácido sendo sintético nesse caso, o organismo não o estranha, descartando a possibilidade de rejeição.

É uma técnica segura, quando executada por um dermatologista capacitado. Praticamente indolor e oferece um resultado natural. Tem a duração prevista de 2 anos.

É importante ressaltar que diferente da rinoplastia, a rinomodelação não se trata de uma cirurgia plástica! É um procedimento pouco invasivo, sem cortes ou fraturas! Não há a necessidade de internação hospitalar. O paciente pode retomar sua rotina um dia após o término do procedimento.

COMO É FEITO?

Inicia-se o preenchimento do nariz medindo os terços da face, que são as três regiões do rosto identificadas pelos médicos como superior, médio e inferior. Dessa forma, as proporções do nariz do paciente em relação a sua face são tiradas.

Os terços da face devem ser medidos para que se saiba as proporções do nariz do paciente.

Identificadas as imperfeições a serem corrigidas, o médico marcará a área onde o ácido hialurônico será injetado. A anestesia local é aplicada antes do ácido, promovendo conforto e segurança ao paciente.

A marcação de onde o ácido hialurônico será injetado deve ser feita.

Devem ser utilizadas cânulas para injeção do material, afim de evitar a obstrução de vasos importantes e complicações no procedimento.

Não é necessário fazer nenhum preparo antes da rinomodelação. Entretanto, é recomendado um certo cuidado com a região após o procedimento, como manter o curativo no lugar pelas próximas 48 horas e utilizar protetor solar, de modo a evitar manchas no local.

A região do nariz pode ficar um pouco inchada e sensibilizada durante alguns dias, o que é normal e não interfere na rotina. Caso o inchaço aconteça, faça compressas geladas no local para aliviar o problema.

QUANDO É FEITO O RESULTADO?

Logo após o procedimento já é possível conferir as mudanças. O resultado definitivo pode ser visto em quatro semanas, quando os possíveis inchaços e edema desaparecem.

Lembrando que os resultados são mais discretos dos que o de uma cirurgia plástica, por se tratar de um procedimento mais simples, que visa corrigir pequenas deformidades. A anatomia do nariz não é alterada e nem transformada drasticamente.

INDICAÇÕES E CONTRAINDICAÇÕES

O preenchimento de nariz é indicado para quaisquer pacientes que apresentem algum tipo de insatisfação e não se sentem preparados para intervenção cirúrgica. É uma alternativa rápida, segura e pouco dolorida, perfeita para pequenas correções.

É contraindicado para pessoas alérgicas ao ácido hialurônico e também para pacientes com doenças crônicas autoimunes, como diabéticos, por exemplo.

A rinomodelação pode contribuir bastante para a melhora da anatomia do nariz e consequente harmonização facial. Entretanto, para que bons resultados sejam alcançados, é importante que o procedimento seja realizado por um médico capacitado!

Tenha cautela ao selecionar um profissional, investigue a qualidade da formação, o currículo, se o médico em questão está capacitado para executar o cargo, se está afiliado aos órgãos da área como a SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) e procure depoimentos de pessoas que já são ou foram pacientes!

A estrutura facial, do corpo humano de modo geral, é deveras complexa, não é qualquer profissional que está preparado(a) e disposto a assumir essa grande responsabilidade. Portanto, preze sempre por sua segurança e saúde!

Espero que o conteúdo tenha sido útil, tirado suas dúvidas e que agora você se sinta mais confiante para decidir sobre a rinomodelação!

Qualquer dúvida a respeito, deixe aqui nos comentários! Conte-me se você já fez esse tipo de preenchimento, se tem interesse em fazer ou qual outro procedimento estético já fez ou tem curiosidade!

Abraços!

Dr. Fábio Gontijo

 

Veja também: Preenchimento de mento
Saiba mais: Procedimentos estéticos
Gostou? Tem mais novidades aqui: InstagramFacebook

Fábio Gontijo - Doctoralia.com.br

CNPJ: 25.188.672/0001-01

Todos os direitos reservados a Clínica Fábio Gontijo. Desenvolvido por Agência Salt.