A toxina botulínica é uma neurotoxina (toxina que atua no sistema nervoso) produzida por uma bactéria, a Clostridium botulinum.
Ela leva a uma paralisia muscular nos locais onde é aplicada. Dessa forma, é capaz de suavizar linhas de expressão, vincos e rugas no rosto.
É utilizada, comumente, para atenuar:
Uma outra aplicação da toxina botulínica é para elevar a cauda dos supercílios. Além disso, pode ser utilizada para melhorar o sorriso gengival, corrigir assimetrias e harmonizar a face.
Os locais mais comuns de aplicação da toxina botulínica são a região lateral dos olhos, a testa e a área entre as sobrancelhas. Porém, outros locais também apresentam bons resultados, sempre com indicação médica.
A toxina botulínica funciona bloqueando a liberação de acetilcolina, um dos nossos neurotransmissores. Os resultados disso são relaxamento e paralisia muscular.
Por meio de injeções, ela é aplicada em músculos específicos, que param de se contrair.
Não há uma idade determinada para se iniciar a aplicação de toxina botulínica. Porém, recomenda-se que tratamentos sejam feitos após os 25 anos, ou quando as rugas de expressão começam a se tornar aparentes.
O tratamento não deve ser feito por mulheres grávidas, pessoas com alergia aos componentes, doenças neuromusculares, imunológicas ou coagulopatias.
Os efeitos da toxina botulínica podem ser observados 7 dias após o procedimento e atingem seu pico em torno de duas semanas.
A duração do tratamento varia de acordo com o paciente. O efeito máximo dura de 3 a 4 meses, quando começa a ser observada alguma contração muscular nas áreas tratadas.
A partir de então, a movimentação vai lentamente voltando ao normal, até que todo o efeito do tratamento passe. Isso ocorre em torno de 4 a 6 meses após a aplicação.
Uma agulha fina é usada para injetar o produto nos músculos em questão. As doses variam de acordo com:
Recomenda-se um intervalo de, pelo menos, quatro meses entre as aplicações. O prazo deve ser estipulado pelo médico.
Recomenda-se fazer um repouso relativo e evitar atividades extenuantes após cada procedimento, para minimizar o risco de dispersão da toxina devido ao aumento da circulação sanguínea.
Além disso, tratamentos a laser e faciais devem ser evitados por uma a duas semanas após as injeções.
Em casos raros, ela se espalha para além do local da injeção e, consequentemente, pode causar efeitos adversos. São alguns exemplos:
A boa notícia é que eles são temporários.
Embora a aplicação cosmética da toxina botulínica seja a mais conhecida, ela é usada em várias especialidades da medicina para tratar:
Sim, essa é uma maneira simples e eficaz de fazer uma elevação não cirúrgica da sobrancelha.
Para maior segurança, a aplicação da toxina botulínica deve ser feita por um médico qualificado e experiente.
Os resultados variam conforme o paciente, a dose aplicada e a qualidade do produto usado. Em algumas situações onde a toxina botulínica parece não fazer efeito, algumas causas possíveis são:
Procure sempre fazer procedimentos estéticos com profissionais treinados e de confiança. Isso aumenta a sua segurança e satisfação com os resultados.
Saiba mais sobre toxina botulínica:
Toxina botulínica: tudo que você precisa saber sobre o assunto
E aí, acredita que a toxina botulínica pode ser uma solução para o seu caso? É só marcar uma consulta comigo clicando aqui, e até a próxima!
Cuide da saúde e beleza da sua pele, com a segurança e qualidade que você merece!
CNPJ: 25.188.672/0001-01
Todos os direitos reservados a Clínica Fábio Gontijo. Desenvolvido por Agência Salt.