O ácido hialurônico (AH) é uma substância naturalmente presente na pele e em outros tecidos do corpo. Sua principal função é hidratar e lubrificar, pois tem uma capacidade incrível de reter moléculas de água.
O preenchimento com ácido hialurônico é utilizado para tratar marcas de expressão, perda de volume e flacidez, com resultados naturais e duradouros.
Os locais em que o preenchimento com ácido hialurônico costumam ser feitos com mais frequência são:
Antes de iniciar o procedimento, um anestésico tópico é aplicado em todo o rosto. Depois de 10 a 15 minutos, é feita uma higienização da pele em toda a face para que a aplicação seja feita com segurança.
O ácido hialurônico é injetado por meio de agulhas ou cânulas bem finas, que causam pouquíssimo desconforto. Além disso, a maioria dos produtos contém uma substância anestésica em sua composição.
Existem várias técnicas de aplicação, sendo a mais difundida o MD Codes. Nesse tipo de preenchimento, o produto é distribuído em pontos estratégicos com o objetivo de harmonizar e rejuvenescer a face.
Existem vários tipos de ácido hialurônico injetável disponíveis no mercado. Eles diferem entre si na sua concentração, pureza, processo de reticulação ou crosslinking (aumenta a estabilidade do produto), capacidade de volumização, estabilidade e durabilidade.
Na prática, a viscosidade do produto determina sua utilização:
Para recuperar o aspecto jovial da face, é preciso restaurar o volume perdido e corrigir os sulcos que criam áreas de sombra.
O ácido hialurônico sintético é considerado a substância que mais se aproxima do preenchedor ideal: oferece bom resultado cosmético, tem longa duração e é estável e seguro, com mínimas complicações.
Para maior segurança, você deverá informar ao seu médico o uso de medicações anticoagulantes.
Se o paciente utiliza produtos tópicos à base de ácidos, estes devem ser suspensos por alguns dias antes e depois do procedimento.
No dia do preenchimento, lave bem o rosto e evite aplicar cosméticos, incluindo o filtro solar.
O preenchimento com ácido hialurônico não é recomendado em casos de:
Após o procedimento, recomenda-se:
O efeito do ácido hialurônico pode ser observado imediatamente após a aplicação e melhora ainda mais nos próximos dias. O produto é absorvido lentamente pelo organismo e o tratamento dura de 12 a 18 meses.
Em geral, as injeções de ácido hialurônico são muito seguras. Os poucos efeitos adversos observados são atribuídos a técnicas incorretas, como o ácido hialurônico aplicado em região não indicada ou injetado na profundidade inadequada.
Ocorrem também, esporadicamente, reações alérgicas em alguns pacientes.
Para um bom resultado, é fundamental fazer o procedimento com um médico qualificado e experiente.
Não existe uma idade determinada para fazer preenchimento com ácido hialurônico. No entanto, recomenda-se que o procedimento seja feito em pessoas com mais de 18 anos.
Por ser uma substância já encontrada no organismo, o ácido hialurônico é uma das substâncias mais seguras utilizadas em procedimentos estéticos. No entanto, assim como qualquer procedimento, existem alguns riscos.
O procedimento preenche as marcas de expressão e hidrata a pele, deixando-a mais iluminada e jovial.
Não. Com o tempo, o ácido hialurônico é absorvido pelo organismo. Sendo assim, as rugas e marcas voltam a aparecer. Por isso, é um procedimento que deve ser feito periodicamente para quem deseja manter os resultados.
Sim, caso o paciente não fique satisfeito com o resultado, pode ser usada uma enzima chamada hialuronidase para reverter o processo.
Saiba mais sobre preenchimento com ácido hialurônico:
Preenchimento com ácido hialurônico: tudo que você precisa saber
Espero que você tenha esclarecido suas dúvidas sobre o assunto! Abraços.
Cuide da saúde e beleza da sua pele, com a segurança e qualidade que você merece!