O melasma diz respeito às manchas de coloração escura que, devido a uma série de fatores que listamos neste artigo, aparecem no rosto e em outras partes do corpo que estão frequentemente expostas ao sol, como antebraços e pescoço.
Melasma costuma aparecer em:
O melasma pode ser:
São, basicamente, manchas marrons ou marrom-acinzentadas nas seguintes partes do corpo:
Algumas pessoas apresentam manchas nos antebraços ou no pescoço. Porém, isso é mais incomum.
O mais importante é que o Melasma não causa nenhum sintoma significativo (ou seja, as pessoas que o têm não sentem nada) e não causa nenhum risco à saúde.
Entre as causas mais comuns de melasma estão:
Na maioria dos casos, o diagnóstico dessa condição é feito por meio de exame clínico. Além disso, em situações que exigem o descarte de condições mais sérias, uma biópsia pode ser solicitada pelo médico.
O melasma, geralmente, desaparece por conta própria, especialmente quando o gatilho que o provocou é eliminado (como é no caso de uma gravidez, ou do uso de anticoncepcionais).
Alguns pacientes, no entanto, podem sofrer com o melasma durante anos, ou até mesmo por toda a vida. Para eles, os tratamentos disponíveis são:
Sim, uma das formas de tratamento é o uso de laser para atenuar as manchas. O método ideal deve ser indicado por um dermatologista, após a avaliação do quadro.
O aparecimento de melasma pode ser retardado, atenuado e até prevenido protegendo-se do sol. Para isso, você pode usar filtro solar diariamente, reaplicando ao longo do dia e utilizar acessórios como chapéu, óculos escuros, sombrinha, guarda-sol em dias de alta exposição ao sol.
Além de evitar o sol e seguir o tratamento indicado pelo seu médico, alguns cuidados podem contribuir para atenuar as manchas:
Algumas situações podem fazer com que o melasma piore:
Manchas no corpo podem indicar várias doenças. Por isso, para saber se uma mancha é melasma, você deve ir ao dermatologista que fará uma avaliação correta do seu caso.
Melasma não causa dor nem pode originar outras doenças, sendo uma manifestação que não coloca a vida do paciente em risco. Trata-se de uma condição que pode afetar apenas a estética da pessoa.
Não, você não transmite o melasma para outras pessoas nem pode pegar de ninguém.
Não. Sardas são pequenas manchas, que podem variar de marrom claro ao escuro e surgem na infância ou a partir da exposição ao sol. Já o melasma pode ocupar uma área extensa e pode ter outras causas.
Saiba mais sobre melasma:
No mais, caso você tenha mais dúvidas sobre o assunto, agende uma consulta comigo! Juntos, vamos pensar em uma boa solução para o seu caso, combinado?
Um abraço, e até a próxima!
Cuide da saúde e beleza da sua pele, com a segurança e qualidade que você merece!