As estrias nada mais são que lesões na pele em formato de linhas. Elas podem ser curtas, longas, brancas, avermelhadas, rosadas ou roxas. Apesar de inofensivas, essas marquinhas costumam ser bastante incômodas para muitas pessoas, principalmente pela aparência que elas carregam.
Para saber tudo o que precisa sobre as estrias, continue conosco!
Nossa pele é composta por três camadas principais:
Ao longo do crescimento, as fibras conectadas na derme se estendem lentamente, adaptando-se e se acomodando ao processo.
Porém, quando o desenvolvimento é rápido e brusco demais, essas fibras se rompem, permitindo que as camadas mais profundas da pele fiquem visíveis.
A cicatriz resultante desse processo é a estria, que surge como uma faixa discreta e rosada na pele. Ela pode, em alguns casos, provocar irritação e coceira. Porém, a regra é que, ao longo do tempo, ela se torna rugosa e elevada, adquirindo uma coloração avermelhada ou arroxeada.
A boa notícia é que as estrias acabam ficando mais claras e discretas, achatando-se gradualmente e ficando cada vez menos visíveis com o tempo.
Existem alguns fatores que tornam uma pessoa mais propícia a desenvolver estrias. São eles:
Para saber qual o tratamento mais indicado é necessário consultar um dermatologista. O tipo de tratamento vai variar conforme a cor da estria.
Ainda assim, as estrias não somem, elas são amenizadas com procedimentos, sendo reduzidas e diminuindo a chance de crescimento.
Alguns dos procedimentos mais comuns são:
O tratamento vai variar conforme o procedimento indicado pelo dermatologista e o tipo da estria.
Não há como evitar completamente as estrias, mesmo que você use loções e cremes regularmente. No entanto, manter seu peso em uma faixa saudável, alimentar-se bem, manter-se hidratado e praticar exercícios regularmente podem ajudar a preveni-las.
Além disso, consulte sempre o seu dermatologista para que ele lhe oriente em cada situação específica.
Estrias aparecem com maior frequência nas nádegas, quadris, coxas, barrigas e seios. Mas, podem aparecer em qualquer parte do corpo que tenha a pele estendida bruscamente.
Em sua maioria sim. No entanto, alguma são amenizadas com o tempo e com procedimentos.
Sim, a propensão para ter estrias pode ser hereditária. Algumas mulheres desenvolvem as estrias mesmo que tenham pouca distensão da pele. Ainda assim, não é o único fator que contribui.
Durante a gravidez, é comum que a mulher ganhe muito peso em pouco tempo. Os seios e a barriga também aumentam. Isso faz com que as fibras elásticas e colágenas da derme se rompam e as estrias apareçam.
Quando aparecem e quando crescem, as estriam podem causar coceira e irritação.
As estrias são muito comuns e não causam nenhum problema médico significativo. Para muitas pessoas, elas são uma preocupação estética.
Saiba mais sobre estrias:
No mais, caso você tenha mais dúvidas sobre o assunto, agende uma consulta comigo! Juntos, vamos pensar em uma boa solução para o seu caso, combinado?
Um abraço, e até a próxima!
Cuide da saúde e beleza da sua pele, com a segurança e qualidade que você merece!