A harmonização facial se tornou bastante comum nos últimos anos, pois consegue melhorar vários aspectos do rosto sem a necessidade de passar por um processo invasivo, como a cirurgia plástica.
A harmonização facial consiste em um conjunto de técnicas e procedimentos estéticos que contribuem para a harmonia e o equilíbrio estético de todo o rosto, promovendo o alinhamento e correção de ângulos, para deixar a face mais harmoniosa e realçar a beleza natural.
E um dos principais objetivos da harmonização facial é elevar a autoestima dos pacientes deixando-os mais felizes e confiantes em relação à aparência.
Mas, a cada dia nos deparamos com as harmonizações faciais que deram errado, principalmente entre os famosos!
Mas, por que isso acontece? Leia o texto até o final que eu vou te explicar.
O que é observado antes da harmonização facial?
A harmonização facial começa antes mesmo de qualquer técnica ser aplicada no rosto do paciente. Primeiro, o médico dermatologista irá avaliar as proporções faciais do paciente, as áreas que passarão pelo processo de harmonização, as características do rosto e o desejo de mudança de cada pessoa.
Só depois dessa avaliação minuciosa, o médico irá orientar o paciente sobre as áreas que poderão ser submetidas aos procedimentos e qual técnica é indicada para cada parte do rosto. Durante o procedimento podem ser melhoradas diversas áreas, como o mento, malar, mandíbula, nariz, bochechas, lábios, supercílios, etc.
E para fazer todas essas intervenções é necessário um profundo conhecimento da estrutura do rosto e também da pele para que não ocorram problemas como, reações alérgicas graves (choque anafilático), lesões de pele, cicatrizes, deformidades e em casos mais graves cegueira e necrose, caso os produtos aplicados caiam na circulação sanguínea.
Por isso, antes de fazer uma harmonização facial escolha bem o profissional que irá realizar o procedimento, se ele é registrado na Sociedade Brasileira de Dermatologia, pois, em caso de alguma intercorrência, ele será capaz de prestar todo o auxílio necessário.
Harmonizações faciais que deram (muito) errado
Basta abrir as redes sociais para ver algumas harmonizações faciais que deram errado em famosos. Isso porque, nem sempre o desejo do paciente deve ser seguido à risca e os resultados, por vezes, são catastróficos.
O cantor Lucas Lucco passou pelo procedimento e após uma chuva de críticas dos fãs sobre o seu novo rosto, decidiu desfazer a harmonização facial. O cantor reconheceu que não se via mais ao se olhar no espelho e o procedimento o deixou com traços que não eram dele.
O astro pop internacional Zac Efron também foi alvo de muitas críticas ao aparecer com o rosto harmonizado. O “novo rosto” do ator, considerado um dos mais bonitos de Hollywood da nova geração, desagradou os fãs, que afirmam que ele era muito mais bonito antes dos procedimentos estéticos.
E não é somente entre os homens que a harmonização facial é alvo de críticas. Algumas famosas também ficaram irreconhecíveis após realizarem alguns procedimentos.
A estilista italiana Donatella Versace mudou muito também ao longo dos anos. Ela inclusive já reconheceu que usa toxina botulínica para deixar o rosto sempre jovem e negou que tivesse feito intervenções cirúrgicas. Porém, fontes próximas à estilista dizem que ela exagera nos procedimentos estéticos, o que a deixam com a aparência pouco natural.
A irmã do astro pop Michael Jackson, a cantora La Toya também passou por procedimentos estéticos de gosto duvidoso. As maçãs do rosto da cantora estão visivelmente diferentes e o rosto bastante esticado para alguém da idade dela, fazendo com que o resultado da toxina botulínica fique bastante artificial. Isso sem falar do nariz que passou por algum tipo de rinomodelação ou mesmo rinoplastia, ficando bem parecido com o do irmão. Os fãs não gostaram muito dos resultados no rosto da La Toya.
A ex-modelo e socialite italiana Michaela Romanini costumava ser considerada uma das mulheres mais bonitas do mundo e para conservar a beleza passou a fazer dezenas de procedimentos estéticos, entre eles o preenchimento labial. Mas ao invés dos procedimentos valorizarem os traços de Michaela, a deixaram irreconhecível, e não de uma maneira positiva, como ela costumava ser vista antigamente.
Demi Moore, considerada uma sexy symbol da sua geração, passou por procedimentos estéticos que chocaram os fãs. A atriz apareceu em um desfile com o rosto totalmente diferente do que estávamos acostumados a ver nas telas do cinema. Tudo indica que ela fez um preenchimento malar e das maçãs do rosto, além de uma bichectomia, causando um afundamento da bochecha e um rosto um tanto quanto “cadavérico”, parecido com a Vandinha, da Família Adams.
Outra famosa que teve problemas com a harmonização facial, que foi além do lado estético, foi a modelo e ex-participante do reality show A Fazenda Liziane Gutierrez. A modelo, que é adepta aos procedimentos estéticos e confessou já ter feito mais de 20 plásticas, teve problemas sérios relacionados a uma harmonização facial malsucedida, devido ao excesso de produtos aplicados no rosto dela.
Liziane contou que o rosto apresentou rejeição aos produtos usados durante a harmonização facial e que no início o que parecia uma alergia, mostrou que o que causou a deformação em seu rosto foi sim o excesso de produtos. A modelo precisou fazer uma cirurgia para reverter a harmonização.
A harmonização facial deve ser individualizada
A harmonização deve ser individualizada e o médico dermatologista vai avaliar o formato do rosto, traços e o que ficará melhor para cada paciente. Mesmo seguindo os desejos do paciente, o médico irá fazer o que for melhor, valorizando a beleza natural de cada um.
Não adianta o paciente chegar ao consultório com a foto do ídolo famoso querendo deixar os traços idênticos, pois além de não ficar natural pode causar o efeito contrário e enfatizar traços que a pessoa gostaria de atenuar.
Por isso mesmo gosto de enfatizar que o sucesso da harmonização facial está em buscar dermatologistas competentes, registrados na Sociedade Brasileira de Dermatologia, SBD, capacitados para realizar esse procedimento com segurança e valorizando os traços e a beleza de cada paciente.
Outra dica importante é procurar profissionais não apenas pelo preço, mas pela qualidade do profissional e produtos utilizados, afinal, é a sua saúde que está em jogo!
E lembre-se, não busque apenas beleza, busque a SUA BELEZA!
Cuide da saúde e beleza da sua pele, com a segurança e qualidade que você merece!