Manter os “pés no chão” sem danificá-los é um trabalho difícil. Literalmente. Ao longo da vida, enfrentamos diversas doenças e experiências, passamos por inúmeros lugares, com diferentes texturas e condições, que abalam nossas estruturas e as deixam repletas de histórias para contar.
Porém, os protagonistas dessas histórias nem sempre são os “mocinhos”. Desgastes em função de trabalho, sapatos mal ajustados, má circulação do sangue no corpo, unhas encravadas, joanetes etc. Todos estes provocam uma necessidade gigantesca de cuidados com os pés. Do contrário, podem causar problemas ainda mais graves para estes.
Nosso bate-papo de hoje será, então, sobre como evitar os problemas nos pés (desde os comuns até os mais graves) e preservar a saúde destes. Vamos lá?
Melhorar a circulação do sangue nos pés é essencial para prevenir a maioria dos problemas que os acometem. São alguns deles: trombose, varizes, câimbras etc.
Evite, então, a exposição destes a temperaturas frias e meias/sapatos apertados. Se você trabalha sentado o dia inteiro, certifique-se de dar uma pequena caminhada pela sala de vez em quando. Pequenas sessões de alongamento entre uma tarefa e outra também são excelentes condutas.
Ao chegar em casa, não abra mão de uma breve massagem nos pés com os produtos que você ama e, claro, um banho bem quentinho para aumentar a circulação do sangue nessa região.
Calçados confortáveis, de materiais confortáveis e tamanho adequado para os pés são fundamentais para a saúde destes.
Escolha modelos que possuem um material macio, flexível (pelo menos na parte superior destes) e com uma forma que combine com a configuração dos pés. Assim, problemas desagradáveis como alergias, calos e joanetes podem ser prevenidos.
Evite couro e solado com base escorregadia. Manere no uso de saltos altos.
Procure lavar os pés todos os dias, pelo menos antes da hora de dormir. Para isso, use água morna e sabonete neutro. Após o banho, certifique-se de que eles estão bem secos, principalmente entre os dedos, para evitar problemas como micose e frieiras.
Aplique um pouco de hidratante em toda a superfície (porém, nunca entre os dedos) e mantenha seus pés livres de rachaduras e calos.
Dos cuidados com os pés, este é um dos mais necessários e fáceis. Proteja os pés de superfícies sujas, irregulares e de altas temperaturas. Isso diminui a exposição destes a fatores prejudiciais à saúde, e preserva a textura macia e bem cuidada da pele na região.
Muitas pessoas não sabem usar o cortador de unhas corretamente. Basta um corte irregular para que elas cresçam na direção errada, penetrando na pele e se encravando. Com isso, podem ocorrer inflamações e até mesmo infecções.
Procure cortar as unhas dos pés em linha reta, sem aprofundar nos cantos, e finalizar com uma lixa. Outros pontos importantes de cuidados com os pés são:
Os cuidados com os pés exigem atenção constante. Da mesma forma que fazemos com o resto do corpo. Por isso, pelo menos uma vez ao dia, inspecione-os de forma minuciosa.
Procure por calos, inchaços, bolhas, feridas, rachaduras e atritos. Observe as unhas e seus aspectos. Como está a cor e a textura delas? Se elas tiverem muito amareladas e grossas, pode ser que estejam infectadas.
Preste atenção, também, na cor dos pés. Se eles estiverem mais azulados, frios e pálidos, isso é um indicador de má circulação. Contudo, se a cor for avermelhada e a temperatura quente, isso pode indicar uma infecção ou inflamação na área.
Nossas bases de sustentação merecem todo esse cuidado. Afinal, são elas que nos mantêm de pé, correto? Fique atento aos sinais, seja atencioso e, em caso de qualquer irregularidade, não hesite em procurar por ajuda profissional.
Um abraço e até a próxima.
E aí, gostou do texto? Mantenha-se sempre atualizado sobre as melhores escolhas para a sua pele lendo o meu Blog, e me acompanhando pelas redes sociais (Facebook, Instagram e YouTube).
Cuide da saúde e beleza da sua pele, com a segurança e qualidade que você merece!