Cosméticos anti-idade

Sejamos honestos: o termo ‘antienvelhecimento’ é bastante complicado. Afinal, todos nós, desde que nascemos, estamos envelhecendo (a menos que você seja o Benjamin Button, aí tudo bem). O que quero dizer com isso é: envelhecer é um processo natural da vida, e não há como fugir dele.

A verdade é que, quando discutimos o uso de cremes para rugas, por exemplo, ou as estratégias “antienvelhecimento” de forma geral, estamos falando em como manter nossa pele saudável pelo maior tempo possível. Isso, cá para nós, não é só interessante como necessário.

Você sabia que a maioria dos sinais visíveis de envelhecimento é causada por estresse ambiental? Quanto mais rugas e linhas de expressão temos, maior é o indicativo de que não estamos cuidando do nosso corpo direito, e maior será o trabalho para reverter esse quadro!

Nesse sentido, adquirir algumas estratégias ‘anti-idade’ na sua rotina de skin care vale a pena, mesmo que a estética não seja sua única preocupação.

Tendo isso em vista, nosso bate-papo de hoje será sobre alguns ingredientes essenciais que você deve procurar em seus futuros cremes para rugas. Com eles, sua rotina de cuidados com a pele ficará ainda mais eficaz e saudável. Vamos lá?

Escolhendo os produtos antienvelhecimento ideais

O primeiro passo é entender que, atualmente, existem milhões de cosméticos anti-idade no mercado. Eles podem vir em forma de protetores solares, maquiagens, máscaras noturnas, hidratantes faciais e por aí vai.

Então, uma dica que dou é: escolha um, ou mais produtos essenciais para a sua rotina de cuidados com a pele, e compre sua versão com agentes antienvelhecimento. Um exemplo: todos nós devemos usar filtro solar todo dia. Logo, procure um que tenha fatores anti-idade como colágeno, ácido hialurônico etc. Isso vai poupar seu tempo e dinheiro!

Porém, nunca deixe de se consultar com um dermatologista para saber a melhor opção para o seu caso.

O quê um BOM creme para rugas geralmente tem?

1. FPS (fator de proteção solar)

O protetor solar é o primeiro passo para lutar contra os sinais da idade. Afinal, a exposição ao sol (e, consequentemente, raios UVA e UVB) não só causa rugas, linhas de expressão e desidratação do tecido, como também pode aumentar o risco de câncer de pele.

Por isso, consulte o dermatologista para saber se existe algum produto antienvelhecimento com FPS acima de 30 que é mais indicado para o seu caso, e entre de cabeça dele!

Detalhe: se você não encontrar uma boa combinação dos dois (anti-idade mais proteção solar) para o seu tipo de pele, não se preocupe. É só fazer essa dupla dinâmica por conta própria. Aplique, primeiro, o produto antirrugas, dê um tempo para que sua cútis o absorva completamente e, depois, passe o filtro solar.

2. Retinol

O retinol é derivado da vitamina A, nutriente responsável pelo aumento do turnover celular (ou renovação das células).

Sendo assim, produtos que contêm ingredientes retinoides em sua composição são excelentes para quem deseja se livrar de manchas escuras e até mesmo rugas. Afinal, eles fazem com que as células da pele se renovem muito mais rapidamente, mantendo-a elástica e saudável.

O retinol é bem apoiado na literatura científica e amplamente recomendado pela comunidade dermatológica, uma vez que seus efeitos colaterais são relativamente leves. Porém, não deixe de consultar um profissional antes de aplicá-lo na pele, mesmo que o produto não exija prescrição médica.

2. Vitaminas C, E e B3 (niacinamida)

A vitamina C funciona como um antioxidante potente e, por isso, pode ajudar a clarear a pele, especialmente quando combinada com a vitamina E.

Já a vitamina B3 (niacinamida) possui propriedades anti-inflamatórias, reduzindo vermelhidão, inchaço e pontos de inflamação.

Esses nutrientes também são bem apoiados em pesquisas e podem aprimorar seus esforços contra o envelhecimento da pele. Porém, é preciso buscar pela opinião de um dermatologista porque alguns compostos, como a vitamina C e a niacinamida, por exemplo, podem não funcionar (ou até mesmo prejudicar a sua pele) juntos. Tudo depende das formulações e combinações que o produto apresentar.

3. Esfoliantes e hidratantes

Uma dupla simples, mas mágica, como a esfoliante + hidratante, é outro segredo para todas as pessoas que desejam prevenir o envelhecimento prematuro da pele.

O papel do esfoliante é retirar as células mortas da pele. Hidroxiácidos como os AHA (alfa-hidroxiácidos), BHA (beta-hidroxiácidos) e PHA (poli-hidroxiácidos) são uma ótima solução para obter uma esfoliação de alta qualidade.

Porém, mais uma vez, lembre-se: nada de aplicar ácidos no rosto sem a orientação de um profissional, combinado?

Agora, chegou a hora da hidratação

Nossa pele tende a ficar mais seca na medida em que envelhecemos, o que significa que precisamos de hidratantes progressivamente mais fortes e mais grossos com o passar dos anos. Essas belezinhas não só previnem a pele seca e escamosa, mas também evitam rugas e linhas de expressão.

Os hidratantes podem ser divididos em três classes: umectantes (que atraem água – ácido hialurônico), oclusivos (que prendem a água na pele – glicerina) e emolientes (que fornecem hidratação).

Atenção: manter a pele adequadamente hidratada não é o mesmo que manter a hidratação celular. Ou seja: não adianta nada passar 20 kg de produtos hidratantes do rosto se você não bebe água! Hidrate-se sempre!

No mais…

Envelhecer é um luxo que devemos abraçar e desfrutar! Porém, isso não quer dizer que você deva abandonar os cuidados com a pele e prevenir que ela envelheça precocemente.

Usar essas estratégias antienvelhecimento que pontuei aqui ainda em tenra idade trará um benefício maior para você! Porém, tenha em mente que nunca é tarde demais para começar. Então … comece agora!

E aí, ainda tem dúvidas sobre cosméticos anti-idade? É só marcar uma consulta comigo clicando aqui que nós vamos descobrir isso juntos! Pode vir que estou te esperando.

Fábio Gontijo - Doctoralia.com.br

Todos os direitos reservados a Clínica Fábio Gontijo. Desenvolvido por Agência Salt.