Queda de cabelos é quando os cabelos caem em excesso, com maior quantidade de fios perdidos diariamente. Pode ocorrer tanto em mulheres quanto em homens.
As causas da queda de cabelos variam de acordo com cada caso. Confira algumas das mais comuns:
A queda de cabelos, na verdade pode estar relacionada a uma série de fatores diferentes. Para se ter ideia, ela pode, inclusive, ser sintoma de algumas doenças ou condições do organismo como:
Os cabelos caem diariamente, uma vez que estão sendo substituídos por novos fios. A quantidade considerada saudável é de até 100 fios.
O tratamento para queda de cabelos deve ser indicado pelo dermatologista, após avaliação do seu caso. O que vale para uma pessoa, pode não ser o ideal para outra, uma vez que os causadores podem ser diferentes.
Entre as soluções mais comuns estão:
A duração do tratamento para queda de cabelos vai variar de acordo com o caso, causas e paciente. De modo geral, leva alguns meses para ver os resultados.
O dermatologista especializado em tricologia. Tricologia, a título de curiosidade, é a área da dermatologia que estuda os cabelos (folículos pilosos), suas alterações e doenças relacionadas. Portanto, o ideal é você procurar um dermatologista com essa especialização.
Não necessariamente. A queda de cabelos pode ser um sintoma da calvície, mas existem vários outros motivos e causas. O importante é descobrir o causador para que o dermatologista encontre o melhor tratamento para o seu caso.
Alimentação e hábitos saudáveis, como praticar exercícios e não fumar, contribuem para que os cabelos sejam mais saudáveis e quedas sejam em quantidades normais.
O quanto antes for diagnosticada a causa da queda de cabelos, melhores serão os resultados do tratamento. O crescimento também está associado à eliminação do problema que originou as quedas.
Com o devido cuidado e acompanhamento médico, o cabelo volta a crescer na maioria dos casos, mais forte e saudável. Mas, vale ressaltar que é natural que a quantidade de cabelos reduza com a idade.
De modo geral, o câncer desequilibra todo o organismo. Por isso, a perda de cabelo pode sim ser um sintoma da doença. No entanto, a queda de cabelos está mais associada a alguns tratamentos químicos utilizados para combater o câncer.
Durante a gestação, a mulher passa por diversas alterações hormonais. Consequentemente, os cabelos acabam caindo com maior frequência, como um resultado dessas alterações.
A queda de cabelos acontece tanto em homens quanto em mulheres. Os homens têm mais tendência à calvície, que costuma ser hereditária.
Porém, a queda em si é mais sentida pelas mulheres, que costumam ter os cabelos maiores que os homens, identificando assim diariamente os pelos perdidos.
Saiba mais sobre Queda de Cabelos:
- Queda de cabelos: como saber se a quantidade de fios caindo é normal?
- Calvície e queda de cabelos: como saber se ficarei careca?
- Queda de cabelos: o que pode ser, e como lidar com ela?
- Queda de cabelos: o que pode ser?
- Alopecia frontal fibrosante: o tipo de calvície que deixa a testa mais evidente
- Alopecia androgenética: o que é, sintomas e… ela vai te deixar careca?
- Eflúvio telógeno: a causa mais comum de queda de cabelos
No mais, caso você tenha mais dúvidas sobre o assunto, agende uma consulta comigo! Juntos, vamos pensar em uma boa solução para o seu caso, combinado?
Um abraço, e até a próxima!
Cuide da saúde e beleza da sua pele, com a segurança e qualidade que você merece!