Envelhecer é um processo natural a todos os seres. No entanto, existem vários fatores que influenciam nesse percurso. Dessa forma, é sim possível “escolher” se o nosso amadurecimento vai se desenvolver de forma graciosa e no tempo certo, ou ocorrer muito antes do esperado, causando o tão temido envelhecimento precoce.

Quando alguém se parece mais “maduro” do que realmente é, isso muitas vezes se dá por dois fatores:

  • adotar comportamentos que aceleram o envelhecimento (beber, fumar, expor-se muito ao sol sem proteção etc);
  • não nos esforçar o suficiente para que o corpo permaneça saudável (alimentar-se bem, fazer exercícios, tomar vitaminas etc).

Conhecimento é poder, concorda?

É por isso que estamos aqui. Afinal, neste caso, quanto mais você souber sobre como combater os sinais de envelhecimento, mais controle sobre eles você terá. Simples assim. Então, continue comigo e descubra como fazer com que eles apareçam no tempo certo!

Como prevenir o envelhecimento precoce por meio dos cuidados com a pele?

1. É proibido fumar!

O cigarro é repleto de substâncias tóxicas que provocam diversos efeitos nocivos no organismo. Na pele, uma das principais alterações é a redução do colágeno, que resulta em flacidez e marcas de expressão.

Sendo assim, é natural que fumantes desenvolvam linhas finas por todo o rosto, especialmente ao redor da boca. Além das rugas, há um aumento na quantidade de manchas e a pele se torna opaca e acinzentada.

2. Beba com moderação

O consumo de álcool leva à desidratação, o que se reflete claramente na pele. O consumo crônico acaba levando à perda do tônus, formação de rugas e vermelhidão no rosto. Além disso, o álcool é tóxico para as células do fígado e para os neurônios!

3. Proteja-se do sol (e do frio também!)

Um dos maiores catalisadores de envelhecimento precoce, acredite se quiser, é o clima. Expor o corpo ao sol e aos extremos de temperatura sem proteger a pele não só favorece as marcas da idade como prejudica a saúde.

Os raios UV são a causa número um de rugas e manchas na pele. Um rosto que passou anos sem proteção solar se torna enrugado mais rapidamente. Além disso, passar grande parte da vida em ambientes frios e secos pode, também, causar envelhecimento devido ao ressecamento da pele.

A melhor forma de evitar tudo isso, então, é:

  • usar protetor solar com fps acima de 30;
  • complementar a proteção aos raios UV com chapéus, viseiras e óculos escuros;
  • hidratar bem a pele (principalmente durante o frio);
  • sempre limpar a face antes de se deitar, eliminando fatores externos que podem comprometer a saúde da pele (poeira, maquiagem etc).

4. Mantenha uma alimentação saudável

Uma dieta rica em gorduras, açúcares, alimentos processados, ​​e pobre em frutas e vegetais frescos cria um ambiente interno que é tudo, menos benéfico para a juventude da pele.

Alimentos como açúcar refinado e farinha branca são responsáveis por provocar uma inflamação crônica no organismo. Esta, por sua vez, contribui para o processo de envelhecimento precoce. Afinal, nossos órgãos (e a pele é um deles, lembra?) ficam sobrecarregados e não conseguem exercer suas funções corretamente.

Por isso, procure manter uma dieta rica em nutrientes e vitaminas essenciais para o bom funcionamento do organismo. É o caso de vegetais, frutas, carboidratos complexos (arroz integral, sementes etc) e proteínas saudáveis (peixe, frango etc). Se necessário, procure pela ajuda de um nutricionista/nutrólogo!

5. Estabeleça uma boa rotina de skincare

Manter uma rotina de cuidados com a pele é essencial para evitar o envelhecimento precoce. Para determinar quantos passos ela terá e quais produtos serão usados, o melhor é procurar pela ajuda de um dermatologista. Afinal, só ele saberá estabelecer toda essa lista com exatidão.

No mais, uma rodada de skincare básica deve possuir as seguintes etapas:

  • limpeza: higienize o rosto (com produtos apropriados para tal) logo após acordar e antes de dormir;
  • esfoliação: uma vez a cada quinze dias. É extremamente importante para evitar o excesso de pele morta nos poros e renovar a cútis;
  • hidratação: certifique-se de dar à pele aquilo que ela mais precisa, que é a hidratação. Os mais queridinhos do momento são os séruns e o ácido hialurônico. Porém, para saber qual é o componente ideal para o seu caso, pergunte ao dermatologista;
  • proteção solar: para fechar os cuidados com pele com chave de ouro, nunca se esqueça de se proteger dos raios UVA e UVB.

Extras:

Durante a consulta com o dermatologista, você vai perceber que existem mais alternativas ainda para que os seus objetivos sejam alcançados. Como o assunto aqui é o envelhecimento precoce, pode ser que o profissional sugira, ainda, tratamentos com os seguintes componentes:

E pronto!

Viu como é fácil prevenir o envelhecimento precoce? O básico que precisa ser feito é: evitar bebidas e cigarros, proteger-se do sol, se cuidar quando for enfrentar o frio intenso e manter uma dieta saudável.

Pode apostar que, com atitudes como estas, sua pele vai agradecer!

E aí, gostou do texto? Mantenha-se sempre atualizado sobre as melhores escolhas para a sua pele lendo o meu Blog, e me acompanhando pelas redes sociais (Facebook, Instagram e YouTube).

Quer bater um papo e entender um pouco mais sobre o envelhecimento precoce, e entender como podemos amenizá-lo? É só agendar uma consulta comigo clicando aqui!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *