Dr. Fábio Gontijo

1. O que são falhas nas sobrancelhas?

As falhas nas sobrancelhas surgem quando os pelos das sobrancelhas caem, deixando espaços vazios e dando a sensação de que estão sem forma.

2. É comum ter falhas nas sobrancelhas?

Assim como os fios de cabelos da cabeça, os fios das sobrancelhas também possuem um ciclo de vida e caem naturalmente. Como os cabelos das sobrancelhas estão em menor quantidade, a queda excessiva é mais perceptível.

3. Quais as causas de falhas nas sobrancelhas?

A retirada excessiva de pelos (pinçamento) e os traumatismos frequentes com o uso de lápis para realçar as sobrancelhas são causas comuns de perdas pequenas de pelos nessas áreas.

No entanto, a perda de pelos das sobrancelhas pode ter como origem uma doença localizada naquela área da face, ou até mesmo em outras regiões do corpo como:

  • sífilis, hanseníase e doenças da tireoide;
  • dermatite seborreica e dermatite atópica;
  • alopecia areata, tricotilomania, alopecia mucinosa e eflúvio telógeno;
  • alopecia frontal fibrosante (tipo de alopecia que está se tornando mais frequente nos últimos anos);
  • alterações hormonais;
  • estresse;
  • envelhecimento;
  • uso de medicamentos;
  • alergias.

4. O que fazer se surgirem falhas nas sobrancelhas?

É importante uma avaliação com o médico dermatologista. Se for diagnosticada alguma doença, a terapia será iniciada.

Após a realização do tratamento, ou se for afastada a possibilidade de doença, é possível tentar corrigir esteticamente esse problema de forma segura com profissionais qualificados.

Existem procedimentos que contribuem para a melhoria estética, como a micropigmentação.

5. O que alopecia tem a ver com falhas nas sobrancelhas?

Atualmente, vários casos de alopecia frontal fibrosante têm sido diagnosticados. Essa é uma doença que, muitas vezes, apresenta como primeiro sinal a perda de pelos nas sobrancelhas.

O paciente apresenta falha de cabelos, em faixa, na borda de implantação de cabelos do couro cabeludo, geralmente na região superior da testa. Ocorre principalmente em mulheres após a menopausa, porém, há vários casos descritos em homens e mulheres mais jovens.

Pode ser evidente o contraste entre a falta de pigmentação da área de perda de cabelos e a hiperpigmentação pelo dano solar da pele da face. A perda bilateral dos cabelos das sobrancelhas é um achado comum e pode ocorrer antes ou após a queda capilar.

É muito importante a realização do diagnóstico e tratamento precoces, visto que esse tipo de alopecia pode ocasionar perda definitiva de cabelos no couro cabeludo e de pelos na face, sobrancelhas, cílios, braços e pernas.

6. Como evitar falhas nas sobrancelhas?

Hábitos saudáveis, como uma dieta balanceada e rica em nutrientes e uma rotina sem estresse, podem contribuir para melhorias significativas para a saúde, incluindo para evitar o aparecimento de algumas doenças que podem causar falhas nas sobrancelhas.

Além disso, caso opte por fazer procedimentos estéticos nas sobrancelhas, procure sempre por profissionais qualificados e de confiança.

7. Micropigmentação causa falhas nas sobrancelhas?

Qualquer procedimento, até mesmo a retirada de pelos para dar forma nas sobrancelhas, podem causar falhas. A micropigmentação, quando bem-feita, pode ser uma aliada para corrigir esteticamente o problema.

No mais, caso você tenha mais dúvidas sobre o assunto, agende uma consulta comigo! Juntos, vamos pensar em uma boa solução para o seu caso, combinado?

Um abraço, e até a próxima!

Categorias: Dicas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *