Todo mundo sabe que lavar o rosto antes de dormir é um hábito excelente! Porém, é interessante estabelecer uma rotina completa de cuidados noturnos com a pele. Assim, ela terá TUDO o que precisa para permanecer firme, saudável e vistosa!

Pensando nisso, preparei um conteúdo com todos os passos básicos de skin care para serem feitos a noite! Então, renove a água, pegue seu bloquinho de anotações e venha comigo!

A importância dos cuidados noturnos com a pele

Durante a noite, nossa pele absorve melhor os nutrientes dos produtos que aplicamos nela. Isso acontece porque, entre quatro paredes, não existem fatores ambientais que atrapalhem esse processo como, por exemplo, a poluição, o sol, o suor, a chuva, os ventos etc.

Além disso, é importante reservar o turno da noite para acrescentar em sua rotina alguns produtos que, a priori, não podem entrar em contato com o sol. É o caso de alguns ácidos, cremes que possuam ativos cítricos em sua composição (limão, tangerina etc) entre outros.

Por isso, dê um chega para lá na preguiça, siga direitinho as dicas que vou colocar nesse post e, claro, não deixe de se consultar com um dermatologista. Afinal, dependendo do seu tipo de pele e dos objetivos que você quer alcançar com ela, algumas etapas podem ser acrescentadas/alteradas.

Vamos lá?

1. Nunca durma sem limpar o rosto!

Sim, eu REALMENTE sei o quanto pode parecer cansativo lavar o rosto TODOS os dias antes de dormir. Ainda mais se você usou maquiagem. Porém, confie em mim: esse é um dos passos mais importantes da sua rotina de cuidados com a pele à noite.

Acontece que, quando você dorme com o rosto cheio de base, corretivo e afins, eles podem se misturar à sujeira e óleos acumulados na pele durante o dia e, por consequência, “entupir” seus poros. Aí já sabe, né? Cravos e espinhas vão sempre assombrar suas manhãs.

Evitar essa catástrofe, no entanto, não precisa ser tão demorado e complicado. Basta usar um demaquilante apropriado para o seu tipo de pele, ou ainda apostar na água micelar. Use um algodão para passá-lo no rosto, enxágue com água corrente e pronto!

Dica: dê preferência a produtos hipoalergênicos, livres de fragrância e não-comedogênicos (pouco oleosos).

2. Aplique um tônico facial

A função do tônico facial na rotina de cuidados com a pele é básica:

  • limpar (desobstruindo os poros, retirando o restante da maquiagem que não saiu com o demaquilante e abrindo caminho para que os produtos sejam absorvidos com mais facilidade durante a noite);
  • evitar a oleosidade;
  • tonificar (restaurando o pH da pele).

Limpe todo o rosto e pescoço e já pode passar para a próxima etapa!

3. Hora do hidratante

Independentemente do seu tipo de pele, é importante aplicar um hidratante duas vezes ao dia. Uma delas precisa ser à noite!

Não sabe qual usar?

Sem problemas. Vamos ver aqui uma série de opções para todos os tipos de pele. Veja só:

Se você tem pele oleosa: prefira hidratantes à base de água e mais sequinhos. Apostar em ácido hialurônico é uma excelente opção!

Se você tem pele sensível: opte por produtos sem perfume e apropriados para o seu tipo de pele. Para saber quais são os melhores, consulte seu dermatologista. Só ele poderá te dar indicações de marcas confiáveis.

Se você tem pele seca: escolha um produto encorpado, que tenha em sua fórmula elementos que proporcionem hidratação duradoura como óleo de amêndoas, poliglicerilmetacrilato, vitamina E etc.

Se você tem pele mista: considere aplicar hidratantes diferentes para cada área do seu rosto. Um hidratante leve para a zona T, e outro mais encorpado para as bochechas.

Se você tem pele normal: pode usar praticamente qualquer hidratante. Porém, para honrar a pele que você tem (porque ela é rara), consulte um dermatologista para saber qual é o melhor produto para o seu caso.

Viu como adicionar uma rotina noturna de cuidados com a pele é necessário para manter tudo no lugar? Os procedimentos são super simples, fáceis de reproduzir em casa e a maioria dos produtos é tranquila de encontrar.

Porém, NUNCA se esqueça de fazer acompanhamento com um dermatologista, ok? Só ele saberá quais são os melhores produtos para você.

Gostou do texto? Agora que você já sabe quais os cuidados se deve ter com a pele à noite, que tal marcar uma consulta comigo? É só clicar aqui!


3 comentários

Nany Dutra · 21 de março de 2019 às 09:23

Passa a dica pros cuidados com a olheira antes de dormir!!!

Amando os posts! Vc é incrível ?

Nany Dutra · 21 de março de 2019 às 09:23

Passa a dica pros cuidados com a olheira antes de dormir!!!

Amando os posts! Vc é incrível

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *